top of page
Todos os artigos


Sobre a imortalidade dos fungíveis - ou: Qual marca estamos deixando no mundo?
Recentemente tenho me questionado acerca do que torna uma pessoa singular, única. "Sui generis", no linguajar pseudointelectual rebuscado dos que apelam à autoridade do latim (língua morta, por sinal, num paradoxo com o objetivo deste texto).

Rafael Priveiro D'Abruzzo
7 de ago. de 20255 min de leitura


O que é o Tempo? Filosofia, saudade e o eco das memórias
O tempo não é objetivo, em algumas culturas é cíclico e hoje, no "ocidente" o vemos como linear, desde Santo Agostinho. Um tempo com começo, meio e fim. Mas independente de seu formato, ele é subjetivo.

Rafael Priveiro D'Abruzzo
25 de jul. de 20252 min de leitura


Agir sem pensar: sobre impulso, razão e autoconhecimento
Muitas vezes, agimos instintivamente, por impulso, espontaneamente, seguindo os costumes, sem examinar ou consultar a razão e só depois, com as consequências, é que refletimos e avaliamos. A fala, por exemplo, é uma dessas ações; é uma habilidade que tem raízes evolutivas e que está intimamente ligada às tradições culturais e à nossa natureza humana¹. Ou seja, agimos a partir de aprendizados na comunidade e de impulsos de sobrevivência oriundos de uma evolução genética. E ess

Augusto Lima
24 de jul. de 20254 min de leitura


Liberdade implica igualdade
Liberdade é transcender a própria condição atual. É ir além do meramente dado. Exemplos de exercício da liberdade são escrever um livro,...

Vitor Lima
23 de jul. de 20253 min de leitura


Citanite
Você que me lê. É. Você. Você estuda Filosofia. Se me lê, é porque estuda. Talvez, a sua linha narrativa até chegar a um Professor de Filosofia tenha sido mais ou menos assim como desenharei a seguir.
Para os efeitos de meu argumento, digamos que você se interessou por política. Consumindo conteúdos aqui e ali, descobriu que precisaria conhecer os filósofos. Experimentando os pensadores, percebeu que necessitaria beber direto da fonte: em seus livros. Encontrando-lhes os te

Vitor Lima
17 de jul. de 20253 min de leitura


Barriga com barriga
É de madrugada. Ao meu lado, jaz um corpo — minha esposa, Evelyn, após um dia inteiro de amamentação. Dorme como se tivesse se livrado do cativeiro. Mesmo os fortes precisam descansar.
Os frágeis também. Entre nós dois, deitado, está nosso filho, Ulisses. Com apenas 11 dias de vida. Todo ele é grunhidos, suspiros, berros e espasmos.

Vitor Lima
17 de jul. de 20252 min de leitura


Dois modos de lidar com o desespero
O filósofo Albert Camus afirmou que o espanto fundamental – o thaumázein, proposto por Platão e Aristóteles – é a própria existência. Nesse sentido, a única questão realmente séria é esta: por que não tirar a própria vida?
Pode parecer coisa de gente desesperada, no sentido comum da palavra. Mas não se apresse, leitor. Entender as nuances do significado da palavra “desespero” é chave para alargar seu pensamento. E é esta a nossa intenção. Acompanhe a explicação.

Vitor Lima
17 de jul. de 20254 min de leitura


30.04.2023
É hoje[i] o dia em que decidi escrever algo sobre mim. Após uma longa graduação de Licenciatura em Filosofia[ii] e tendo por base a experiência vivida nos 61 anos de idade, entendi que poderia dizer algo interessante; que poderia me expor um pouco. Por que não? Afinal tanta gente que, mesmo não sendo expert, se expressa na escrita e finda por deixar certo legado positivo, que alguém gosta e vai se importar. Não tenho muita ambição nessa área, mas espero ser mais um a deixar u

Augusto Lima
14 de jul. de 20253 min de leitura
bottom of page